ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE VAREJO DE MÓVEIS

Sonia Maria de Carvalho Silva, PABLO COSTA DE SOUZA, DIEGO BORGES DOS Santos

Resumo


O objetivo geral deste artigo é viabilizar um entendimento sobre o processo logístico da empresa pesquisada, visando identificar as principais falhas e apresentar a gestão de processos logísticos como uma solução viável. Pretende-se ainda demonstrar como uma empresa, por meio da gestão de processos, pode melhorar sua atuação e obter maior volume de vendas, corrigindo, excluindo e implementando processos de acordo com suas necessidades. Dentre os métodos de coleta de dados mais utilizados optou- se pela entrevista examinatória, pois foram analisados o ambiente e os princípios da logística. Estudo caracterizado como descritivo, uma vez que foi verificado se as funções elaboradas pelo setor de logística são condizentes às necessidades da empresa.  No presente estudo de caso pôde-se perceber que os colaboradores do setor de logística da empresa pesquisada estão insatisfeitos e que o referido setor não possui a quantidade de profissionais suficientes, portanto, não consegue entregar as mercadorias dentro dos prazos informados aos clientes. E, finalmente, apresenta análises e propõe novas ações, visando elevar o nível de satisfação dos clientes e dos colaboradores do setor de logística.


Palavras-chave


Gestão de Processos. Processo Produtivo. Setor de Logística.

Texto completo:

PDF

Referências


ADAIR, C. B. ; MURRAY, B. A. Revolução total dos processos. São Paulo: Nobel, 1996.

ALVES, Thiago de Paulo Carvalho Paula. Melhoria Contínua: Importância e aplicação no processo produtivo de uma Indústria Metalúrgica. 54p. (Monografia) Graduação do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Anhembi Morumbi.São Paulo.2010.

CHAMPY, James. Reengineering the corporation. New York: HarperBusiness, 1994.

CHIAENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. Campus, 2004.

CITTADIN, Andréia; ZILLI, Gizeli; SORATO, Kátia Aurora Dalla Libera. Proposta de reestruturação e gerenciamento logístico das atividades que compõem a cadeia de valor de uma empresa do segmento de Transportador - Revendedor - Retalhista (TRR). Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 15, n. 3, p. 2-18, Setembro-Dezembro, 2010.

CHAMPY, James. Reengineering the corporation. New York: HarperBusiness, 1994.

DAVENPORT, T. Reengenharia de processos. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

DÁVILA, Guilhermo Antônio; LEOCÁDIO, Leonardo; VARVAKIS, Gregório Jean. Inovação e gerenciamento de processos: uma análise baseada na gestão do conhecimento. Disponível em: http://www.dgz.org.br/jun08/F_I_art.htm. Acesso em 05 nov. 2015.

OS ERROS MAIS COMUNS NO GERENCIAMENTO DE ESTOQUE. 2014. Disponível em: < http://blog.tagplus.com.br/os-erros-mais-comuns-no-gerenciamento-de-estoque/> Acesso em: 30 de maio de 2016.

GASNIER, D. G. Logística não é só transporte. Associação Brasileira de Logística.

ASLOG, São Paulo, 12 nov 2006, Artigos e Cases. Disponível em:

. Acesso em: 30 maio 2016.

GONÇALVES, José Ernesto Lima. Processo, que processo? RAE – Revista de Administração de empresas. São Paulo, v.40, n.4, p. 8-19, out/dez, 2000b.

HAMMER, Michael. Além da reengenharia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

KAPLAN, R. ; NORTON, D. A estratégia em ação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

KRAJEWSKI, L., RITZMAN L., MALHOTRA, M. Administração de Produção e Operações. 8 ed., SP:Pearson, 2009.

LIMA, Fábio Uchôas de. Processos Organizacionais. s/d. Disponível em: Acesso em: 10/03/2016.

MARANHÃO, Mauritti; MACIEIRA, Maria Elisa Bastos. O Processo nosso de cada dia: modelagem de processos de trabalho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

MASSAIA, Laís V. Zanchin. A importância da Gestão por Processos. 2012. Disponível em Acesso em: 10/03/2016.

MATTOS, Marcos Eduardo de. Processos Organizacionais. São Paulo: Sol, 2011

MAXIMIANO, A. C. Amaru. Teoria geral da administração: da escola científica ã competitividade na economia globalizada. São Paulo: Atlas, 2000.

OLIVEIRA, Djalma de P. R. Administração de Processos: conceitos, metodologia, práticas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

OLIVEIRA, L. M.; PEREZ JR., J. H.; SILVA, C. A. S. Controladoria estratégica. São

Paulo: Atlas, 2002. 216 p.

PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

Rev. Científica Eletrônica UNISEB, Ribeirão Preto, v.1, n.1, p.36-53, jan./jun.2013

SERVIÇOS / GERENCIALMENTO DE PROCESSOS. Intelly Soluções Inteligentes. 2007. Disponível em: Acesso em: 10/03/2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL.
Rua Presidente Vargas, 561, Centro, CEP: 95720-000 - Garibaldi, RS - Brasil
Telefone: (54) 3462-8300. URL da Homepage: http://www.fisul.edu.br