Ciberativismo no Facebook: movimentos sociais conectados em rede e a democracia da informação no grupo LGBT Brasil
Resumo
O presente artigo discute sobre a articulação de movimentos sociais em redes sociais na Internet, a partir de grupos no Facebook, buscando apontar de que maneira isso contribui no processo de democratização da informação e na articulação política de militantes em coexistência com as mobilizações offline. Para esta discussão, utilizamos como estudo de caso o grupo LGBT Brasil no Facebook, o maior do segmento em números de membros nesta mídia social.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BALESTIERE, Camille Roberta. Ciberativismos – a formação de agendas de conteúdos alternativos em territórios midiáticos não hegemônicos apropriados pelos movimentos sociais em Anais do XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Palhoça, SC; 2014. Intercom.
BOUDON, R; BOURRICAUD, F. Dicionário Crítico de Sociologia. São Paulo.Editora Ática, 1993.
BRUM, Juliana de. A hipóteses do Agenda Setting: estudos e perspectivas. Disponível em: http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n35/jbrum.html. Acesso em 01 de novembro de 2014.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
COUTINHO, Eduardo Granja. Comunicação e contra-hegemonia: processos culturais e comunicacionais de contestação, pressão e resistência. Rio de Janeiro, RJ: Ed. UFRJ, 2008.
DUARTE, Yukiko Matsuuchi. Estudos de caso. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. Rio de Janeiro – RJ: Editora Atlas, 2010.
FRAGOSO, S; RECUERO, R; AMARAL, A. Métodos de Pesquisa para Internet. Porto Alegre: Sulina, 2011. 239 p.
IBOPE. Número de usuários de redes sociais ultrapassa 46 milhões de brasileiros. Disponível em: http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/paginas/numero-de-usuarios-de-redes-sociais-ultrapassa-46-milhoes-de-brasileiros.aspx. Acesso em: 01 de novembro de 2014.
LAZZARATO, Maurizio; NEGRI, Antonio. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 1.ed. Rio de Janeiro, RJ: Editora 34, 1999. 264 p.
MAINENTI, Geraldo Márcio Peres. A teoria da agenda: a mídia e a opinião pública. Trabalho apresentado no GT Jornalismo, Meio Ambiente e Cidades Sustentáveis, do IX Seminário de Alunos de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-RJ, Rio de Janeiro, 2012.
MORAES, Dênis de. Agências alternativas em rede e democratização da informação na América Latina. In: MORAES, Dênis de (org.). Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. São Paulo, Boitempo, 2013.
MOREIRA, Allyson. De Corpo e Alma: a transexualidade vista por dentro e por fora, Trabalho de conclusão de curso. Departamento de Comunicação Social. Natal: UFRN, 2014.
PRIMO, Alex. Enfoques e desfoques no estudo da interação mediada por computador. 404NotFound, n. 45, 2005. Disponível em:.
RAMONET, Ignacio. Meios de comunicação: um poder a serviço de interesses privados?. In: MORAES, Dênis de (org.). Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. São Paulo, Boitempo, 2013.
_________________ A explosão do jornalismo na era digital. In: MORAES, Dênis de (org.). Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. São Paulo, Boitempo, 2013.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. 2. Ed. Porto Alegre, RS: Sulina, 2011. 206 p.
RECUERO, Raquel. Comunidades Virtuais em Redes Sociais na Internet: uma proposta de estudo. Ecompos, Internet, v.4, n. Dez 2005, 2005.
SERRANO, Pascual. Outro jornalismo possível na internet. In: MORAES, Dênis de (org.). Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. São Paulo, Boitempo, 2013.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL.
Rua Presidente Vargas, 561, Centro, CEP: 95720-000 - Garibaldi, RS - Brasil
Telefone: (54) 3462-8300. URL da Homepage: http://www.fisul.edu.br