Ciberativismo no Facebook: movimentos sociais conectados em rede e a democracia da informação no grupo LGBT Brasil

Allyson Darlan Moreira

Resumo


O presente artigo discute sobre a articulação de movimentos sociais em redes sociais na Internet, a partir de grupos no Facebook, buscando apontar de que maneira isso contribui no processo de democratização da informação e na articulação política de militantes em coexistência com as mobilizações offline. Para esta discussão, utilizamos como estudo de caso o grupo LGBT Brasil no Facebook, o maior do segmento em números de membros nesta mídia social.


Palavras-chave


redes sociais; ciberativismo; democracia; Facebook; LGBT Brasil.

Texto completo:

PDF

Referências


BALESTIERE, Camille Roberta. Ciberativismos – a formação de agendas de conteúdos alternativos em territórios midiáticos não hegemônicos apropriados pelos movimentos sociais em Anais do XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Palhoça, SC; 2014. Intercom.

BOUDON, R; BOURRICAUD, F. Dicionário Crítico de Sociologia. São Paulo.Editora Ática, 1993.

BRUM, Juliana de. A hipóteses do Agenda Setting: estudos e perspectivas. Disponível em: http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n35/jbrum.html. Acesso em 01 de novembro de 2014.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

COUTINHO, Eduardo Granja. Comunicação e contra-hegemonia: processos culturais e comunicacionais de contestação, pressão e resistência. Rio de Janeiro, RJ: Ed. UFRJ, 2008.

DUARTE, Yukiko Matsuuchi. Estudos de caso. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. Rio de Janeiro – RJ: Editora Atlas, 2010.

FRAGOSO, S; RECUERO, R; AMARAL, A. Métodos de Pesquisa para Internet. Porto Alegre: Sulina, 2011. 239 p.

IBOPE. Número de usuários de redes sociais ultrapassa 46 milhões de brasileiros. Disponível em: http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/paginas/numero-de-usuarios-de-redes-sociais-ultrapassa-46-milhoes-de-brasileiros.aspx. Acesso em: 01 de novembro de 2014.

LAZZARATO, Maurizio; NEGRI, Antonio. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 1.ed. Rio de Janeiro, RJ: Editora 34, 1999. 264 p.

MAINENTI, Geraldo Márcio Peres. A teoria da agenda: a mídia e a opinião pública. Trabalho apresentado no GT Jornalismo, Meio Ambiente e Cidades Sustentáveis, do IX Seminário de Alunos de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-RJ, Rio de Janeiro, 2012.

MORAES, Dênis de. Agências alternativas em rede e democratização da informação na América Latina. In: MORAES, Dênis de (org.). Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. São Paulo, Boitempo, 2013.

MOREIRA, Allyson. De Corpo e Alma: a transexualidade vista por dentro e por fora, Trabalho de conclusão de curso. Departamento de Comunicação Social. Natal: UFRN, 2014.

PRIMO, Alex. Enfoques e desfoques no estudo da interação mediada por computador. 404NotFound, n. 45, 2005. Disponível em:.

RAMONET, Ignacio. Meios de comunicação: um poder a serviço de interesses privados?. In: MORAES, Dênis de (org.). Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. São Paulo, Boitempo, 2013.

_________________ A explosão do jornalismo na era digital. In: MORAES, Dênis de (org.). Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. São Paulo, Boitempo, 2013.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. 2. Ed. Porto Alegre, RS: Sulina, 2011. 206 p.

RECUERO, Raquel. Comunidades Virtuais em Redes Sociais na Internet: uma proposta de estudo. Ecompos, Internet, v.4, n. Dez 2005, 2005.

SERRANO, Pascual. Outro jornalismo possível na internet. In: MORAES, Dênis de (org.). Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. São Paulo, Boitempo, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL.
Rua Presidente Vargas, 561, Centro, CEP: 95720-000 - Garibaldi, RS - Brasil
Telefone: (54) 3462-8300. URL da Homepage: http://www.fisul.edu.br