Aprendizagem Organizacional e a Reprodução Social

Eline Gomes de Oliveira Zioli, Marcio Pascoal Cassandre, Elisa Yoshie Ichikawa

Resumo


Os estudos que tratam da Aprendizagem Organizacional (AO) a relacionam na maioria das vezes com o desenvolvimento das organizações, que gera mudança em sua estrutura ou processos. A busca por mudanças nas organizações é vista por alguns autores como o motivo para o crescente interesse na AO. Nesse ponto, passamos a indagar a natureza desse discurso de mudança dentro das discussões da AO. Nesse sentido, nossa proposta foi identificar uma possibilidade de análise da interferência da AO na vida pessoal do funcionário. Utilizando os conceitos bourdiesianos da teoria dos campos, foi possível identificar uma possibilidade de estudo empírico nas pesquisas de AO, ao utilizar as contribuições da teoria dos campos para analisar o discurso de aprendizagem das organizações não para gerar mudanças, mas com a finalidade de manter ou reproduzir a ordem social vigente. As possibilidades que Bourdieu permite a AO é mostrar que para as empresas a mudança ocorrerá no habitus primário dos funcionários, promovendo o enquadramento deste na empresa.

Palavras-chave


Aprendizagem Organizacional; Mudança; Organizações; Reprodução social

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