PESQUISA DE CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO DA PCA ADMINISTRADORA DE BENS LTDA

Paulo Cezar Teixeira Anselmé, Sonia Maria de Carvalho Silva

Resumo


Estudos recentes apontam que inúmeras administradoras de imóveis não conseguem permanecer no mercado, devido à complexidade que envolve a administração do referido setor. Um dos fatores mais importantes, no universo corporativo, é o humano, pois trata-se de um elemento fundamental para o bom andamento dos negócios. O objetivo deste estudo consiste na aplicação de uma pesquisa de cultura e clima organizacional, visando identificar o grau de satisfação dos colaboradores da PCA Administradora de Bens Ltda. O ato de investigar o nível de satisfação dos colaboradores, visando melhorar as relações interpessoais no ambiente corporativo, aumentar a produtividade e lucratividade é um desafio que se apresenta para os gestores das empresas. A metodologia utilizada classifica-se como exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, tratando-se de um estudo de caso, uma vez que, a pesquisa de campo contou com a participação de uma única empresa. Os dados coletados foram obtidos com a aplicação de um questionário, direcionado aos colaboradores da empresa pesquisada. Por meio dos resultados obtidos é possível afirmar que os profissionais demonstraram um grau de satisfação bem positivo. Dentre os itens mais bem avaliados destacam-se a relação com a chefia; espaço físico; recursos materiais; condições de trabalho; relações profissionais; etc. No entanto, um grupo menor sinalizou a existência de alguns problemas, dentre eles destacam-se o recebimento de benefícios ou auxílios; sobrecarga de trabalho; saúde e segurança; execução das tarefas; treinamentos, etc. E, como solução para os problemas identificados, montou-se um plano de ação, com base nas indicações dos autores pesquisados.


Palavras-chave


Pesquisa de cultura e clima organizacional. Importância das pessoas nas organizações. Satisfação do colaborador.

Texto completo:

PDF

Referências


AIRES, Gardenia. Clima Organizacional X Satisfação no Trabalho. 38p. (Monografia) Curso de Psicologia da Faculdade de Ciência da Saúde. Centro Universitário de Brasília. 2003.

ANJOS, Caliana Alves dos. O Clima Organizacional e a sua Importância no Desempenho das Equipes de Trabalho: Um estudo de caso no Centro de Atenção Psicossocial de Camacan. 71p. (Relatório de Estágio Supervisionado) Curso de Administração da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC / BA. 2008.

BERGAMINI, Cecília W. Motivação nas organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

BEZERRA, Aline de Sousa. Clima Organizacional: fatores que influenciam na Empresa XYZ. 2011. Picos – Piauí. (Monografia). Curso de Bacharelado em Administração, Universidade Federal do Piauí.

CHIAVENATO, I. Gerenciando com as pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

______. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

______. Recursos humanos na empresa – pessoas, organizações e sistemas. São Paulo: Atlas, 1988.

DICIO – Dicionário on line de Português. (Disponível em: Acesso em: 31/08/20.

DUTRA, J. S. Gestão de pessoas: modelos, processos, tendências e expectativas. São Paulo: Atlas, 2002.

FISCHER, A. L.; DUTRA, J. S.; AMORIM, W. A. C. (Org.). Gestão de Pessoas: Práticas Modernas e Transformação nas Organizações. São Paulo: Atlas, 2010.

HERSEY, Paul; BLANCHARD, Kenneth. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: EPU, 1986. 417 p.

LACOMBE, F.; HEILBORN, G. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.

LIMA, Micheli Rodolfo de; ROMERO, Luz Maria. Reflexões sobre a Importância das Pessoas nas Organizações. In: Revista Organização Sistêmica, vol.4 n.2, jul/dez 2013.

LUZ, R. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MELLO, Á. Como aplicar uma pesquisa de clima organizacional. 2013. Disponível em: Acesso em: 16 set. 2020.

OLIVA, Eduardo de Camargo; PERAL, Wagner Roberto; FALCHI, Katia Soares. Ações Implementadas Pós-Pesquisa do Clima Organizacional

na Multibras S/A Eletrodomésticos. In: I Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Natal/RN. 2007.

ORLICKAS, Elizenda. Modelos de gestão: das teorias da administração à gestão estratégica. Curitiba: Ibpex, 2010.

RIZZATTI, Gerson. Análise de fatores significativos do clima organizacional da UFSC: contribuição para implantação do programa de qualidade. Dissertação. (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, 1995.

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

SANTOS, R. F. T. Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho: o alcance dos resultados. 36p. (Monografia) Especialização em Gestão de Projetos. Universidade Candido Mendes. 2010.

SCHERMERHORN Jr., John R. et al. Fundamentos do comportamento organizacional. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 1999.

WILBERT, Alison; CRUZ, Hélio Alves da. CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL: uma Análise na Empresa Novo Trigo de Balneário Camboriú/SC. XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2014. Disponível em: Acesso em: 12/09/19.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2006.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL.
Rua Presidente Vargas, 561, Centro, CEP: 95720-000 - Garibaldi, RS - Brasil
Telefone: (54) 3462-8300. URL da Homepage: http://www.fisul.edu.br