PESQUISA DE CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO DA PCA ADMINISTRADORA DE BENS LTDA
Resumo
Estudos recentes apontam que inúmeras administradoras de imóveis não conseguem permanecer no mercado, devido à complexidade que envolve a administração do referido setor. Um dos fatores mais importantes, no universo corporativo, é o humano, pois trata-se de um elemento fundamental para o bom andamento dos negócios. O objetivo deste estudo consiste na aplicação de uma pesquisa de cultura e clima organizacional, visando identificar o grau de satisfação dos colaboradores da PCA Administradora de Bens Ltda. O ato de investigar o nível de satisfação dos colaboradores, visando melhorar as relações interpessoais no ambiente corporativo, aumentar a produtividade e lucratividade é um desafio que se apresenta para os gestores das empresas. A metodologia utilizada classifica-se como exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, tratando-se de um estudo de caso, uma vez que, a pesquisa de campo contou com a participação de uma única empresa. Os dados coletados foram obtidos com a aplicação de um questionário, direcionado aos colaboradores da empresa pesquisada. Por meio dos resultados obtidos é possível afirmar que os profissionais demonstraram um grau de satisfação bem positivo. Dentre os itens mais bem avaliados destacam-se a relação com a chefia; espaço físico; recursos materiais; condições de trabalho; relações profissionais; etc. No entanto, um grupo menor sinalizou a existência de alguns problemas, dentre eles destacam-se o recebimento de benefícios ou auxílios; sobrecarga de trabalho; saúde e segurança; execução das tarefas; treinamentos, etc. E, como solução para os problemas identificados, montou-se um plano de ação, com base nas indicações dos autores pesquisados.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AIRES, Gardenia. Clima Organizacional X Satisfação no Trabalho. 38p. (Monografia) Curso de Psicologia da Faculdade de Ciência da Saúde. Centro Universitário de Brasília. 2003.
ANJOS, Caliana Alves dos. O Clima Organizacional e a sua Importância no Desempenho das Equipes de Trabalho: Um estudo de caso no Centro de Atenção Psicossocial de Camacan. 71p. (Relatório de Estágio Supervisionado) Curso de Administração da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC / BA. 2008.
BERGAMINI, Cecília W. Motivação nas organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
BEZERRA, Aline de Sousa. Clima Organizacional: fatores que influenciam na Empresa XYZ. 2011. Picos – Piauí. (Monografia). Curso de Bacharelado em Administração, Universidade Federal do Piauí.
CHIAVENATO, I. Gerenciando com as pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
______. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
______. Recursos humanos na empresa – pessoas, organizações e sistemas. São Paulo: Atlas, 1988.
DICIO – Dicionário on line de Português. (Disponível em: Acesso em: 31/08/20.
DUTRA, J. S. Gestão de pessoas: modelos, processos, tendências e expectativas. São Paulo: Atlas, 2002.
FISCHER, A. L.; DUTRA, J. S.; AMORIM, W. A. C. (Org.). Gestão de Pessoas: Práticas Modernas e Transformação nas Organizações. São Paulo: Atlas, 2010.
HERSEY, Paul; BLANCHARD, Kenneth. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: EPU, 1986. 417 p.
LACOMBE, F.; HEILBORN, G. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.
LIMA, Micheli Rodolfo de; ROMERO, Luz Maria. Reflexões sobre a Importância das Pessoas nas Organizações. In: Revista Organização Sistêmica, vol.4 n.2, jul/dez 2013.
LUZ, R. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MELLO, Á. Como aplicar uma pesquisa de clima organizacional. 2013. Disponível em: Acesso em: 16 set. 2020.
OLIVA, Eduardo de Camargo; PERAL, Wagner Roberto; FALCHI, Katia Soares. Ações Implementadas Pós-Pesquisa do Clima Organizacional
na Multibras S/A Eletrodomésticos. In: I Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Natal/RN. 2007.
ORLICKAS, Elizenda. Modelos de gestão: das teorias da administração à gestão estratégica. Curitiba: Ibpex, 2010.
RIZZATTI, Gerson. Análise de fatores significativos do clima organizacional da UFSC: contribuição para implantação do programa de qualidade. Dissertação. (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, 1995.
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
SANTOS, R. F. T. Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho: o alcance dos resultados. 36p. (Monografia) Especialização em Gestão de Projetos. Universidade Candido Mendes. 2010.
SCHERMERHORN Jr., John R. et al. Fundamentos do comportamento organizacional. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 1999.
WILBERT, Alison; CRUZ, Hélio Alves da. CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL: uma Análise na Empresa Novo Trigo de Balneário Camboriú/SC. XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2014. Disponível em: Acesso em: 12/09/19.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2006.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL.
Rua Presidente Vargas, 561, Centro, CEP: 95720-000 - Garibaldi, RS - Brasil
Telefone: (54) 3462-8300. URL da Homepage: http://www.fisul.edu.br