EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO: ESTUDO DE CASO EM UM SALÃO DE BELEZA LOCALIZADO EM SÃO GONÇALO/RJ

Gyselle de Souza de Araújo, Sonia Maria de Carvalho Silva

Resumo


O presente artigo tem como tema principal o empreendedorismo e a inovação que são estratégias fundamentais, pois através delas pode-se criar na organização soluções criativas e funcionais. Busca conceituar o empreendedorismo, retratando opiniões de alguns autores sobre o referido tema e propondo ações empreendedoras para a empresa alvo. Tem como objetivo identificar as principais dificuldades e desafios encarados por um salão de beleza, localizado em São Gonçalo/RJ. Apresenta os princípios do empreendedorismo e da inovação como uma ferramenta capaz de solucionar os problemas identificados. Quanto aos fins a pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva. Quanto aos meios, recorreu-se a pesquisa bibliográfica e de campo. Foi realizado um estudo de caso, por meio dos seguintes instrumentos de pesquisa: um questionário  e uma entrevista que permitiram a realização de análises sobre os dados obtidos com o gestor do salão de beleza pesquisado. O estudo de caso apresentado serviu para constatar que o salão de beleza pesquisado não utiliza dos princípios que regem o empreendedorismo e não possui um empresário com o perfil de um empreendedor, cabendo ao negócio pesquisado empregar ferramentas administrativas inovadoras, visando atingir uma gestão mais eficaz.

Palavras-chave


Empreendedorismo. Empreendedor. Inovação. Estratégia de Negócio.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Luis César G. Teoria geral da administração: aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

BATEMAN, S. Thomas; SNEEL, A. Scott. Construindo vantagem competitiva. Atlas, 1998.

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

DAUPHINAIS, Bill; et al. Princípios de paradoxos: como empresas de alto desempenho administram o caos, a complexidade e a contradição para atingir resultados superiores – Tradução Cláudia Maria G. Azevedo. – São Paulo: Atlas, 1999.

DAVILA, A.M.R.; SILVA, R.A.M.S.; JANSEN, A.M. Dynamics of Trypanosoma evansi outbreaks in ... Parasitology Research, abril, 2008. doi:10.1007/s00436-008-1021-5 ... Memorias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v.91, p.106, 1996.

DOLABELA, F. Pedagogia empreendedora. São Paulo: Editora de Cultura, 2003.

DORNELAS, José Carlos de Assis. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

DRUCKER, Peter. F. Inovação e espírito empreendedor: práticas e princípios. 6.ed. São Paulo: Pioneira, 1987.

FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração. São Paulo. v.34, n.2, p. 5-28, abr/jun. 1999a.

HISRICH, R. D. ; PETERS, M. P. Empreendedorismo. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. Trad. Bazán Tecnologia e Lingüística. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

MASIERO, Gilmar. Administração de Empresas – São Paulo: Saraiva, 2007.

OLIVEIRA, D.P.R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 22. Ed. São Paulo: Atlas, 2006.

PELEIAS, I. R. et al. O empreendedorismo e a evolução econômica das nações: ideias e conceitos para seu sucesso no brasil. Revista de Negócios. Blumenau. v. 12, n. 2, p. 18- 33, abr/jun. 2007.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

SOUZA, E. C. L. Empreendedorismo: da gênese à contemporaneidade. In: SOUZA, E. C. L; GUIMARÃES, T. A. (Org.). Empreendedorismo além do plano de negócio. São Paulo: Atlas, 2005. p. 3-20.

TIFFANY, Paul; PETERSON, Steven D. Planejamento estratégico: Série para Drurrunies. Rio de Janeiro: Campus, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL.
Rua Presidente Vargas, 561, Centro, CEP: 95720-000 - Garibaldi, RS - Brasil
Telefone: (54) 3462-8300. URL da Homepage: http://www.fisul.edu.br