Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas (RECSA) é uma publicação periódica semestral da Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (FISUL), localizada em Garibaldi, no estado do Rio Grande do Sul. Está disponível em meio eletrônico e tem por objetivo divulgar trabalhos científicos, estimulando a reflexão na área das Ciências Sociais Aplicadas, através da publicação de artigos, resenhas e ensaios de autores brasileiros e estrangeiros que contribuam para o desenvolvimento científico na área e/ou áreas afins. Tem como missão fomentar a produção e a disseminação de conhecimento em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Serviço Social, Comunicação Social e áreas afins. Oferece artigos científicos, examinando as questões mais diversas com profundidade e senso crítico, trazendo sempre uma visão pragmática e científica dos assuntos relacionados às Ciências Sociais Aplicadas.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

compreendem análises críticas de livros, periódicos recentemente publicados, dissertações e teses.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Instruções aos colaboradores

1- Serão aceitas colaborações inéditas. A publicação de um artigo está condicionada à adequação às normas editoriais, e seu simples recebimento desobriga a publicação. A revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:

1.1 Artigos: compreendem textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas, matérias de caráter opinativo, revisões de literatura e colaborações assemelhadas.

1.2 Ensaios: compreende um texto literário breve, expondo ideias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de certo tema, bem como, na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, etc.), sem que se paute em formalidades de caráter científico.

1.3 Resenhas: compreendem análises críticas de livros, periódicos recentemente publicados, dissertações e teses.


2- A preferência é por publicações inéditas, porém, a comissão editorial poderá aceitar a submissão de trabalhos que já tenham sido publicados; caso isso ocorra, serão submetidos ao mesmo processo de avaliação pelos pares daqueles inéditos. O (A) autor(a) deverá apresentar autorização por escrito do editor(a) da revista na qual seu trabalho tenha sido originalmente publicado, acompanhado de cópia do texto.


3- O processo de avaliação de artigos e resenhas compreende duas fases: a primeira é destinada à análise da adequação do trabalho à linha editorial da revista (Comissão Editorial), e a segunda é referente à avaliação do conteúdo e à qualidade dos trabalhos. A segunda fase é realizada mediante o processo de avaliação pelos pares, ou seja, os artigos serão submetidos à aprovação de, no mínimo, dois pareceristas ad hoc.

4 - Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras. Os artigos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado para a área de Ciências Sociais Aplicadas, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até três meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial. Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas. Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento. A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir qual o momento apropriado para a publicação.


5- Os artigos serão enviados para a avaliação sem a identificação de autoria.

Os artigos devem ser enviados no seguinte padrão:
1ª página: deve conter o título do trabalho, o nome de todos(as) os (as) autores (as) por extenso, indicando de cada autor(a) a filiação institucional, o minicurrículo, o endereço postal e o(s) número(s) de telefone(s) ou fax de cada um dos(as) autores (as) do trabalho, a declaração de responsabilidade e a transferência de direitos autorais.

Título do trabalho: o título deve ser breve, suficientemente específico e descritivo para representar o conteúdo do texto e deverá ter a tradução para o inglês.

Resumo: em todos os artigos submetidos, deve ser incluído um resumo informativo com o máximo de 200 palavras e espaço de entrelinhas simples. Destacam-se, no mínimo, três e, no máximo, seis palavras-chave que representem o conteúdo do texto. O resumo e as palavras-chave deverão ter a tradução para o inglês.

Agradecimentos: agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados ao final do artigo.

Notas: notas referentes ao corpo do artigo deverão vir ao rodapé do texto.

Apêndices: apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

Materiais gráficos: fotografias nítidas e gráficos estritamente indispensáveis à clareza do texto poderão ser aceitos; cada um deverá vir no texto e, previamente, ser enviado em arquivo separado. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, devem-se mencionar a fonte e a permissão para a reprodução.

Quadros: deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto. Assinalem-se, no texto, pelo número de ordem, os locais onde os quadros devem ser intercalados.

Referências: as referências, redigidas segundo a norma NBR 6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), deverão ser apresentadas por ordem alfabética e constituir lista única ao final do artigo. A exatidão e a adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são da responsabilidade do autor. Informações procedentes de comunicação pessoal, de trabalhos em andamento ou não publicados não devem ser incluídas na lista de referências, mas indicadas em nota de rodapé.

Recomendações: recomenda-se que se observem as normas da ABNT referentes à apresentação de artigos em publicações periódicas (NBR 6022/2002), apresentação de citações em documentos (NBR 10520/2002), apresentação de originais (NBR 12256), norma para datar (NBR 5892), numeração progressiva das seções de um documento (NBR 6024/2003) e resumos (NBR 6028/2003).

 

Periodicidade

A Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas (RECSA) é uma publicação periódica semestral da Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (FISUL), com chamadas de artigos realizadas nos meses de fevereiro e agosto.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 


Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL.
Rua Presidente Vargas, 561, Centro, CEP: 95720-000 - Garibaldi, RS - Brasil
Telefone: (54) 3462-8300. URL da Homepage: http://www.fisul.edu.br