A INFLUÊNCIA DO PERFIL DO LÍDER SOBRE A PRODUTIVIDADE: Estudo de caso em uma Agência Bancária

Marcos Vinicius Da Costa Rodrigues, Marcos Vinicius Da Costa Rodrigues, Sonia Maria de Carvalho Silva

Resumo


O presente artigo tem como tema principal a relação estabelecida entre o perfil do líder e a produtividade. O objetivo central do presente artigo é identificar como os diferentes perfis dos líderes existentes em dois setores da agência bancária pesquisada podem interferir sobre o processo produtivo.  A metodologia adotada classifica a pesquisa realizada, quanto aos fins, como exploratória e descritiva, e quanto aos meios, como bibliográfica e pesquisa de campo. Trata-se de um estudo comparativo, realizado entre o perfil dos supervisores de dois setores de uma agência bancária. Como principal resultado confirmou-se, por meio da percepção dos bancários, que o perfil dos líderes e sua atuação podem gerar satisfação ou insatisfação nos colaboradores, interferindo diretamente sobre a produtividade da equipe.


Palavras-chave


Liderança. Produtividade. Perfil do Líder.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, A.; ESCRIVÃO FILHO.; ROZENFELD, H. Desenvolvimento de habilidades de liderança: mito ou realidade? Revista UNIARA, Araraquara, v. 4, 1998.

ARRUDA, A. M. F.; CHRISÓSTOMO, E.; RIOS, S. S. A importância da liderança nas organizações. Revista Razão Contábil & Finanças, v. 1, n. 1, p. 1-15, jul./dez. 2010.

BARRET, Richard. Libertando a Alma da Empresa. São Paulo: Cultrix, 1998.

CHIAVENATO, I. Administração nos Novos Tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

______. (1999). Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. São Paulo: Editora Campus.

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma historia sobre a essência da liderança. 17. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

LAKATOS, E. M. ; MARCONI, M. A. Fundamentos da Metodologia Científica. 5a. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LIDERANÇA E PRODUTIVIDADE: COMO SUAS ATITUDES PODEM QUEBRAR UMA EMPRESA? 2016. Disponível em: Acesso em: 16 de março de 2018.

LOPES, A. et al. O papel da liderança no ato de gerenciar pessoas com sucesso. Ver Cient Eletr Adm, v. 8, n. 14. P. 1-8, jun. 2008.

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral da Administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. São Paulo: Atlas, 2000, 2ª edição.

PEPE, C. Liderança: evidenciando a importância de um líder dentro da organização (estudo de caso). Revista Eletrônica Lato Sensu, v. 3, n. 1, março de 2008.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

ROBBINS, S. Comportamento Organizacional. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

ROESCH, Sylvia Azevedo. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração: Guia para Estágios, G trabalhos de Conclusão, Dissertação e Estudos de Caso. 3.ed. São Paulo: Atlas. 2007.

SCHOLTES, P. O Manual do Líder: um guia para inspirar sua equipe e gerenciar o fluxo de trabalho no dia a dia. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1999.

SILVA, L. Liderança empresarial: seus significados para os empregados da Oficina de Montes Claros da Ferrovia Centro Atlântica. Monografia (Graduação) – Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros, 2010.

WENDLING, M. Estilos de liderança e sua efetividade nas empresas: um estudo de caso. Monografia (Pós-Graduação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL.
Rua Presidente Vargas, 561, Centro, CEP: 95720-000 - Garibaldi, RS - Brasil
Telefone: (54) 3462-8300. URL da Homepage: http://www.fisul.edu.br