A IMPORTÂNCIA DE DISCIPLINAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANDRÉ, M. Desafios da pós-graduação e da pesquisa sobre formação de professores. Educação & Linguagem, v. 10, n. 15, p. 43-59, 2007.
BACICH, L., MORAN, J. Aprender e Ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, n. 25, p. 45-47, jun. 2015.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979. 229 p.
BASTOS, M. F.; RIBEIRO, R. F. Educaçao e empreendedorismo social: um encontro que (trans)forma cidadãos. Revista Diálogo Educacional, v. 11, n. 33, p.573-594, mai./ago., 2011.
BERBEL, N. A. N. As metodologias Ativas e a Promoção da Autonomia dos Estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-39, 2011.
CAMPOS, R. C.; VALADARES, G. C.; ANDRADE, D. M.; LOPES, M. A. Empreendedorismo como contribuição para formação docente na pós-graduação brasileira. In: SEMEAD, 20, São Paulo. Anais..., São Paulo: FEA/USP, 2017.
CASTANHO, D. M.; FREITAS, S. N. Inclusão e prática docente no ensino superior. Revista Educação Especial, n. 27, p. 93-99, 2006.
DOLABELA, F. Pedagogia Empreendedora. São Paulo: Cultura, 2003.
FERREIRA, E. D.; MOREIRA, F. K. Metodologias Ativas de Aprendizagem: Relatos de Experiência no uso do Peer Instruction. In: XVII Colóquio Internacional de Gestão Universitária, Anais... Universidad Nacional de Mar del Plata, 2017.
FESTINALLI, R. C. A formação de mestres em administração: por onde caminhamos?. Organizações & Sociedade, v. 12, n. 35, p. 135-150, 2005.
GODOY, A. S. Estudo de caso qualitativo. In: GODOY, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. (Orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 115-146.
GUIMARÃES, J. C. F. de. SEVERO, E. A.; SERAFIN, V. F.; CAPITANIO, R. P. R. Formação docente: uso de metodologias ativas como processo inovador de aprendizagem para o ensino superior. In: XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, 2016.
HENRIQUE, D. C.; CUNHA, S. K. da. Práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de administração e pós-graduação nacionais e internacionais. Revista de Admistração Mackenzie (RAM), São Paulo, v. 9, n.5, 2008.
MAGALHÃES, A. F. de; SOUZA, J. O. B.; PEREIRA, L. A. Educação Empreendedora: um estudo de caso sobre as ações e métodos utilizados em uma faculdade e sua incubadora no Polo Tecnológico de Santa Rita do Sapucaí – MG para a promoção do empreendedorismo. In: CONFERÊNCIA ANPROTEC, 26. 2016. Anais... Fortaleza, 2016.
MICHELS, E.; PASSIONI, D.; MOREIRA, F. K.; FERREIRA, E. D.; TEIXEIRA, T. F. Educação empreendedora e o papel do professor. In: XVII Colóquio Internacional de Gestão Universitária. Equador, 2018.
MINEIRO, A. A. C.; ANTUNES, L. G. R.; ANDRADE, D. M; VIEIRA, J. Como o aprendizado pode ser efetivo com o uso da técnica multidimensional de ensino em administração?. Administração: ensino e pesquisa (RAEP), v.19, p.504-554, 2018.
MORAN, J. Metodologias para uma aprendizagem mais profunda. 2013. Educação Transformadora. Disponível em: < http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf>. Acesso em: 25 Jun 2019.
NGANGA, C. S. N.; BOTINHA, R. A.; MIRANDA, G. J.; LEAL, E. A. Mestres e doutores em contabilidade no Brasil: uma análise dos componentes pedagógicos de sua formação inicial. REICE: Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 14, n. 1, p. 83-99, 2016.
PINTO, A. S. S.; BUENO, M. R. P.; SILVA, M. A. F. A.; SELLMAN, M. Z.; KOEHLER, S. M. F. Inovação Didática - Projeto de Reflexão e Aplicação de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior: uma experiência com peer instruction. Janus, v. 6, n. 15, p.75-87, 2012.
SANTOS, C. P. dos; SOARES, S. R. Aprendizagem e relação professor-aluno na universidade: duas faces da mesma moeda. Estudos em Avaliação Educacional, v. 22, n. 49, p. 353-370, mai./ago., 2011.
SARASON, Y.; DEAN, T.; DILLARD, J. F. Entrepreneurship as the nexus of individual and opportunity: a structuration view. Journal of Business Venturing, v. 21, p. 286-305, 2006.
SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D. de.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista brasileira de história & ciências sociais, v. 1, n. 1, 2009.
SEIXAS, E. P. de A.; ARAÚJO, M. V. P. de; BRITO, M. L. de A.; FONSECA, G. F. Dificuldades e Desafios na Aplicação de metodologias ativas no ensino de turismo: um estudo em Instituição do Ensino Superior. Revista Turismo – Visão e Ação, v. 19, n. 3, 2017.
SILVA, F. F.; RAMOS, K. M. da C. Pós-graduação stricto sensu em Administração: profissionalização para o magistério superior em questão. Revista de estudios e investigación en psicología y educación, n. 6, p. 76-80, 2017.
SOARES, S. R., CUNHA, M. I. da. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade [online]. Salvador: EDUFBA, 2010.
SOUZA, E. C. L. de; SOUZA, C. C. L. de; ASSIS, S. de A. G.; ZERBINI, T. Métodos e técnicas de ensino e recursos didáticos para o ensino do empreendedorismo em IES brasileiras. In: XXVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Anais, Curitiba, 2004.
TEÓFILO, T. J. S; DIAS, M. S. de A. Concepções de docentes e discentes acerca de metodologias de ensino-aprendizagem: análise do caso do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral – Ceará. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 13, n. 30, p. 137-151, jul./set. 2009.
VERGARA, S. C. Repensando a relação ensino-aprendizagem em administração: argumentos teóricos, práticas e recursos. Organizações & Sociedade, v. 10, n. 28, p. 131-142, 2003.
VIEIRA, M. M. F. Por uma boa pesquisa (qualitativa) em administração. In: VIEIRA, M. M. F.; ZOUAIN, D. M. (Org.). Pesquisa qualitativa em administração. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 13-28.
WELTER, F. Contextualizing Entrepreneurship-Conceptual Challenges and Ways Forward. Entrepreneurship Theory and Practice, 165-184p. January, 2011.
ZAIDAN, S.; CALDEIRA, A. M. S.; OLIVEIRA, B. J.; SILVA, P. G. C. da. Pós-Graduação, saberes e formação docente: uma análise das repercussões dos cursos de mestrado e doutorado na prática pedagógica de egressos do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG (1977-2006). Educação em Revista, v. 27, n. 1, p. 129-160, 2011.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL.
Rua Presidente Vargas, 561, Centro, CEP: 95720-000 - Garibaldi, RS - Brasil
Telefone: (54) 3462-8300. URL da Homepage: http://www.fisul.edu.br