O ensino superior em turismo e o ENADE: um estudo baseado em dados de perfil do estudante.

Ana Carolina Fantini Gobbi, Marcelo Augusto Mascarenhas, Amanda Chaves Pinheiro

Resumo


É inegável que os cursos superiores de turismo no Brasil têm passado por uma grande transformação ao longo dos últimos anos. Do curso da moda no início da década passada, ao nítido decréscimo no número de graduações, alunos e resultados obtidos nos ENADEs de 2006, 2009 e 2012, muitas coisas mudaram. É sob esta ferramenta de análise do ensino superior no Brasil que este artigo busca focar seu direcionamento. Por meio de uma análise comparativa entre os resultados dos anos em questão, este trabalho busca compreender qual é, e como tem se modificado o perfil do estudante de turismo no Brasil ao longo destes anos. Desta forma, tentou-se ampliar um pouco o foco apresentado nos resultados divulgados pelo INEP. O presente estudo mantem um olhar bastante atento às diferenças de gênero entre os estudantes de turismo avaliados pelo ENADE, e como o comportamento / perfil destes dois grupos foi apresentado ao longo dos anos de análise. Como elemento final deste trabalho, ressalta-se aqui a necessidade de monitorar constantemente as transformações quantitativas e qualitativas apresentadas pelos cursos de turismo em todo o Brasil.

Palavras-chave


Turismo. Ensino. ENADE. Perfil. Estudante.

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