Gestão estratégica competitiva: algumas contribuições teóricas referentes ao planejamento estratégico

Onorato Jonas Fagherazzi, Vinícius Triches, Alexandre Angonezi

Resumo


Planejar é criar um foco de ação a partir de objetivos, estratégias e seus recursos necessários. Mais do que nunca, observa-se o quanto essa ferramenta administrativa é de vital importância para as organizações modernas a fim de que elas possam sobreviver, crescer e se desenvolver permanentemente. A estratégia é a alma do negócio, como já diz o ditado popular tão conhecido. Há uma busca constante por essa interação estratégica em todos os tipos de negócios racionais em prol de seu próprio sucesso. Simples detalhes definem o resultado de grandes conquistas. O Planejamento Estratégico, por sua vez, é quem se ocupa em analisar, entender e desenvolver tais procedimentos vitais. Para tanto, sugere-se, como exposto pela Gestão Estratégica Competitiva, desenvolver análise prévia do DENTPS e de indicadores de desempenho. Instrumentos estes, ainda não adotados pela totalidade de estudiosos desta respectiva área de pesquisa científica, mas de grande utilidade e necessidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL.
Rua Presidente Vargas, 561, Centro, CEP: 95720-000 - Garibaldi, RS - Brasil
Telefone: (54) 3462-8300. URL da Homepage: http://www.fisul.edu.br