DIÁLOGOS ENTRE OS CONCEITOS DE PRÁTICAS COTIDIANAS, TERRITORIALIDADE E TERRITORIALIZAÇÃO

Ana Freitas de Lapedra, Elisa Yoshie Ichikawa

Resumo


Este artigo, de caráter teórico, tem por objetivo compreender como os conceitos de estratégias, táticas e conveniência em Certeau se conectam com os conceitos de territorialidade e territorialização em Raffestin, para explicar as práticas cotidianas dos indivíduos na vida em sociedade. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores que utilizam esses conceitos, assim como nas obras originais dos próprios Certeau e Raffestin. Portanto, esta pesquisa relaciona e conecta de maneira teórica os conceitos de Certeau e de Raffestin acerca de táticas, estratégias, conveniência, territorialização e territorialidade. Como resultados, verificou-se que os estudos de Certeau e Raffestin podem ser entrelaçados e complementados, uma vez que Certeau admite que o sujeito exerce práticas (táticas e estratégias) em seu cotidiano e, por meio delas, transforma o lugar em lugar praticado, ou seja, um espaço. Para Raffestin, o indivíduo atua sob o espaço (comparado ao lugar não praticado em Certeau), transformando-o em território (espaço de Certeau). Desta forma, verificou-se que trabalhar os conceitos de cotidiano e território, a partir desses dois autores auxilia no entendimento de como as práticas cotidianas influenciam nos processos de territorialização dos indivíduos em espaços por eles vivenciados.


Palavras-chave


Estratégias e táticas; Cotidiano; Conveniência; Territorialidade e territorialização

Texto completo:

PDF

Referências


BERNARDO, Patrícia. Cotidiano no trike e territorialidades na cidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós Graduação em Administração (PPA), Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, 2015.

BERNARDO, Patrícia; SHIMADA, Nayara Emi; ICHIKAWA, Elisa Yoshie. O formalismo e o “jeitinho” a partir da visão de estratégias e táticas de Michel de Certeau: apontamentos iniciais. Revista Gestão & Conexões, v. 4, n. 1, jan./jun. 2015, p. 45-67.

CABANA, Rocío Del Pilar López. Um estudo sobre as práticas cotidianas e a identidade da Feira do Produtor de Maringá – PR. 2014. Dissertação Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014.

CABANA, Rocío Del Pilar López; ICHIKAWA, Elisa Yoshie. As identidades fragmentadas no cotidiano da Feira do Produtor de Maringá. Organizações & Sociedade - O&S, Salvador, v. 24, n. 81, p. 285-304, Abr./Jun. 2017

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2012.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 2. Morar, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 1996.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 2. Morar, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 2012.

DOURADO, A. M. Território, territórios: identidade dos assentamentos de reforma agrária

em questão. In: 14 Encuentro de Geógrafos de America Latina, Lima, 2013. Anales... Perú:

Unión Geográfica Internacional , 2013. Disponível em:< http://www.egal2013.pe/wpcontent/

uploads/2013/07/Tra_Auceia-Matos-Dourado.pdf>. Acesso em: 02 mai. 2014.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

GAFFURI, Evandro Luiz. Os imigrantes haitianos, seu cotidiano e os processos de territorialização em Cascavel – Paraná. 2016. Dissertação Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.

GOUVÊA, Josiane Barbosa. Estudo do cotidiano de pequenos produtores rurais no ambiente da feira livre constituída a partir da gestão cooperativa. 2014. Dissertação Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014.

GOUVÊA, Josiane Barbosa; ICHIKAWA, Elisa Yoshie. Alienação e resistência: um estudo sobre o cotidiano cooperativo em uma feira de pequenos produtores do oeste do Paraná. Revista Gestão & Conexões. v. 4, n. 1, 2015

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MEDEIROS, R. M. V. Território, espaço de identidade. In: SAQUET, Marcos Aurelio;

SPOSITO, Eliseu Savério. Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos.

Expressão Popular: São Paulo, 2009, p. 217-227.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

SILVA, A. E. R. Territorialidades e redes da migração maranhense nos canaviais

paulistas. 2012. Tese (doutorado em Geografia Humana) – Departamento de Geografia da

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo,

SHIMADA, Nayara Emi. Trajetórias anônimas no cotidiano da cidade: a territorialização do bairro Santa Felicidade pelos seus moradores. 2015. Dissertação Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.

SANTOS, M. O espaço do cidadão. 7ª ed. São Paulo: EDUSP, 2007.

SOJA, Edward W. The Political Organization of Space. Washington, D.C., Association of American Geographers, 1971.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL.
Rua Presidente Vargas, 561, Centro, CEP: 95720-000 - Garibaldi, RS - Brasil
Telefone: (54) 3462-8300. URL da Homepage: http://www.fisul.edu.br