Tecnologia e Planejamento Financeiro Pessoal: uma análise da percepção de alunos do curso de graduação em ciências contábeis
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar o uso de tecnologias associadas a finanças pessoais de estudantes de Ciências Contábeis de uma universidade pública, além de analisar como os alunos realizam o próprio planejamento financeiro pessoal. Em termos metodológicos, foi desenvolvido um estudo com abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados realizada com base em entrevistas. Os resultados indicaram que ainda há espaço para melhoria no nível de conhecimento financeiro dos alunos, o que está em linha com estudos anteriormente já desenvolvidos. Adicionalmente, observou-se heterogeneidade no nível de conhecimento financeiro dos alunos, e que os discentes utilizam recursos tecnológicos para o gerenciamento de suas finanças pessoais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, R. A.; SILVA, J. S.; BRESSAN, A. A.. Educação financeira de discentes em Ciências Contábeis: diagnóstico e comparação com universitários Norte-Americanos. In: II Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis–AdCont. 2011.
ANDRADE, J. P.; LUCENA, W. G. L.. A Influência da Educação Financeira e os Fatores Emocionais: um estudo com alunos de Contabilidade e Engenharia. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, Porto Velho-RO, v. 6, n. 3, p. 48-67, 2015.
BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Almediana Brasil, 2012. 279p.
BEUREN, Ilse Maria. Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2003. 195p.
BRAIDO, G. M.. Planejamento Financeiro Pessoal dos Alunos de Cursos da Área de Gestão: estudo em uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Sul. Revista Estudo & Debate, Lajeado-RS v. 21, n. 1, p. 97-58, 2014.
BROWN, M. et al. Financial Education and the Dept Behavior of the Young. The Review of Financial Studies, Londres v. 29, n. 9, p. 2490-2522, 2016.
CHEN, H.; VOLPE, R. P. An analysis of personal financial literacy among college students. Financial Services Review, DeLand v. 7, n. 2, p. 107-128, 1998.
CORDEIRO, J. S.; DUARTE, Ana Maria da Paixão. O profissional contábil diante da nova realidade. Qualit@ s Revista Eletrônica, João Pessoa-PB, v. 5, n. 6, p. 68-96, 2006.
CRISÓSTOMO, V. L. et al. Tecnologia da informação no ensino de contabilidade. Revista Brasileira De Informática Na Educação – RBIE, Porto Alegre-RS v.10, n. 1, p. 45-52, 2002.
DIETRICH, J.; BRAIDO, G. M.. Planejamento Financeiro Pessoal para Aposentadoria: um estudo com alunos dos cursos de especialização de uma instituição de ensino superior. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro-RJ v. 11, n. 2, p. 29-52, 2016.
EVANGELISTA et al. Pfpf: Planejamento Financeiro para Pessoa Física. In: SEGET, SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 9., 2012, Resende-RJ. Anais 9º Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Resende, 2012.
EYERKAUFER, M. L.; FIETZ, É. E.; DOMINGUES, M. J.. Tecnologia da Informação no ensino da contabilidade: Estudo realizado em duas instituições do estado de Santa Catarina. Anais do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia-SEGeT, Resende-RJ, v. 3, 2006.
FERNANDES, A. H. S.; CANDIDO, J. G.. Educação Financeira e Nível do Endividamento: Relato de Pesquisa Entre os Estudantes de Uma Instituição de Ensino da Cidade de São Paulo. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, São Paulo v. 5, n. 2, p. 894-913, 2014
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 Ed. São Paulo: Atlas, 2006. 175p.
HASTINGS, J. S.; MADRIAN, B. C.; SKIMMYHORN, W. L. Financial literacy, financial education, and economic outcomes. Annual Review of Economics, Danvers v. 5, p. 347-373, 2013.
LIZOTE, S. A. et al. Finanças pessoais: um estudo envolvendo os alunos de ciências contábeis de uma Instituição de Ensino Superior. Revista da UNIFEBE, Brusque, v. 1, n. 19, p. 71-85, 2017.
JOBIM, S. S. A.; LOSEKANN, V. L.. Alfabetização Financeira: mensuração do comportamento e conhecimento financeiros dos universitários da Universidade da Região da Campanha, Rio Grande Do Sul. Revista Sociais e Humanas, Santa Maria-RS v. 28, n. 2, p. 125-139, 2016.
MARCONI, E. A.; LAKATOS, E. M.. Fundamentos de Metodologia Científica. 7ª Ed. São Paulo, 2010. 297p.
MARION, J. C.; SILVA, A. C. R.. ACCOUNTING AT THE SERVICE OF SOCIETY: Learn How To Control Your Personal Finances. Business and Management Review v. 3, n. 3, 289-297, 2014.
MEDEIROS, F. S. B.; LOPES, T. A. M.. Finanças Pessoais: um estudo com alunos do Curso de Ciências Contábeis de uma IES privada de Santa Maria–RS. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis-SC v. 7, n. 2, p. 221-251, 2014.
MEDEIROS, L. N. ; CAMPOS, L. C.; MALAQUIAS, R. F.. Contribuição da Contabilidade para finanças pessoas: um estudo comparativo entre alunos ingressantes e concluintes do curso de graduação em Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília-DF n. 219, p. 61-73, 2016.
NASCIMENTO, J. C. H. B.; et al. Alfabetização Financeira: Um Estudo Por Meio da Aplicação da Teoria de Resposta ao Item. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro-RJ v. 17, n. 1, p. 147-175, 2016.
NGANGA, C. S. N.; MALAQUIAS, R. F.. Uso de Tecnologias no Ensino de Contabilidade: uma Análise em Revistas Nacionais e Estrangeiras. RAGC, v. 4, n. 10, 2016.
OECD - The Organisation for Economic Co-operation and Development. PISA 2015 Results (Volume III): Students' Well-Being. OECD Programme for International Student Assessment - PISA. Paris: OECD Publishing, 2017.
OTTANI, D. S. et al. Contabilidade aplicada às finanças pessoais: Um estudo de caso com os acadêmicos do Centro Universitário Municipal de São José. Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, , n. v. e p., (mayo 2016).
PIRES, E. M.. Manual de Finanças Pessoais: contabilidade pessoal, planejamento financeiro e fontes de investimentos utilizados na gestão e controle das finanças pessoais. 2005. 79 f. Tese (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2005.
POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M.; KIRCH, G.. Determinantes da Alfabetização Financeira: Análise da Influência de Variáveis Socioeconômicas e Demográficas. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 26, n. 69, p. 362-377, 2015.
POTRICH, Ani CG; VIEIRA, Kelmara M.; PARABONI, Ana L. O que influencia a alfabetização financeira dos estudantes universitários. XII Seminários em Administração, 2013.
RIBEIRO, J. H. A. et al. Finanças Pessoais: análise dos gastos e da propensão ao endividamento em estudantes de administração. In: XII SemeAd, v. 12, 2009. Anais do XII SemeAd.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 3ª Ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. 583p
SEETHAMRAJU, Ravi. Information Technologies in Accounting Education. Proceedings of the AIS SIG-ED IAIM 2010 Conference. 2010.
VAN ROOIJ, M.; LUSARDI, A.; ALESSIE, R.. Financial literacy and stock market participation. Journal of Financial Economics, Nova Iorque v. 101, n. 2, p. 449-472, 2011. Disponível em: . Acesso em 16 mar. 2017
VON SOHSTEN, Carlos. Como Cuidar Bem do seu Dinheiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004. 243 p.
VIEIRA, S. F. A.; BATAGLIA, R. T. M.; SEREIA, V. J.. Educação Financeira e Decisões de Consumo, Investimento e Poupança: uma análise dos alunos de uma universidade pública do norte do Paraná. Revista de Administração da Unimep, Piracicaba-SP v. 9, n. 3, p. 61-86, 2011.
YING, S. X.; PATEL, C.. Skeptical Judgments and Self-Construal: A Comparative Study between Chinese Accounting Students in Australia and China. Journal of International Accounting Research, Irvine v. 15, n. 3, p. 97-111, 2016.
ZAVOLOKINA, L.; DOLATA, M.; SCHWABE, G.. FinTech transformation: How IT-enabled innovations shape the financial sector. In: FinanceCom. Frankfurt, 2016. Anais do FinanceCom.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL.
Rua Presidente Vargas, 561, Centro, CEP: 95720-000 - Garibaldi, RS - Brasil
Telefone: (54) 3462-8300. URL da Homepage: http://www.fisul.edu.br