Tecnologia e Planejamento Financeiro Pessoal: uma análise da percepção de alunos do curso de graduação em ciências contábeis

Vinícius de Carvalho Venâncio, Rodrigo Fernandes Malaquias

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar o uso de tecnologias associadas a finanças pessoais de estudantes de Ciências Contábeis de uma universidade pública, além de analisar como os alunos realizam o próprio planejamento financeiro pessoal. Em termos metodológicos, foi desenvolvido um estudo com abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados realizada com base em entrevistas. Os resultados indicaram que ainda há espaço para melhoria no nível de conhecimento financeiro dos alunos, o que está em linha com estudos anteriormente já desenvolvidos. Adicionalmente, observou-se heterogeneidade no nível de conhecimento financeiro dos alunos, e que os discentes utilizam recursos tecnológicos para o gerenciamento de suas finanças pessoais.


Palavras-chave


Alfabetização Financeira; Contabilidade; Tecnologia.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, R. A.; SILVA, J. S.; BRESSAN, A. A.. Educação financeira de discentes em Ciências Contábeis: diagnóstico e comparação com universitários Norte-Americanos. In: II Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis–AdCont. 2011.

ANDRADE, J. P.; LUCENA, W. G. L.. A Influência da Educação Financeira e os Fatores Emocionais: um estudo com alunos de Contabilidade e Engenharia. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, Porto Velho-RO, v. 6, n. 3, p. 48-67, 2015.

BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Almediana Brasil, 2012. 279p.

BEUREN, Ilse Maria. Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2003. 195p.

BRAIDO, G. M.. Planejamento Financeiro Pessoal dos Alunos de Cursos da Área de Gestão: estudo em uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Sul. Revista Estudo & Debate, Lajeado-RS v. 21, n. 1, p. 97-58, 2014.

BROWN, M. et al. Financial Education and the Dept Behavior of the Young. The Review of Financial Studies, Londres v. 29, n. 9, p. 2490-2522, 2016.

CHEN, H.; VOLPE, R. P. An analysis of personal financial literacy among college students. Financial Services Review, DeLand v. 7, n. 2, p. 107-128, 1998.

CORDEIRO, J. S.; DUARTE, Ana Maria da Paixão. O profissional contábil diante da nova realidade. Qualit@ s Revista Eletrônica, João Pessoa-PB, v. 5, n. 6, p. 68-96, 2006.

CRISÓSTOMO, V. L. et al. Tecnologia da informação no ensino de contabilidade. Revista Brasileira De Informática Na Educação – RBIE, Porto Alegre-RS v.10, n. 1, p. 45-52, 2002.

DIETRICH, J.; BRAIDO, G. M.. Planejamento Financeiro Pessoal para Aposentadoria: um estudo com alunos dos cursos de especialização de uma instituição de ensino superior. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro-RJ v. 11, n. 2, p. 29-52, 2016.

EVANGELISTA et al. Pfpf: Planejamento Financeiro para Pessoa Física. In: SEGET, SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 9., 2012, Resende-RJ. Anais 9º Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Resende, 2012.

EYERKAUFER, M. L.; FIETZ, É. E.; DOMINGUES, M. J.. Tecnologia da Informação no ensino da contabilidade: Estudo realizado em duas instituições do estado de Santa Catarina. Anais do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia-SEGeT, Resende-RJ, v. 3, 2006.

FERNANDES, A. H. S.; CANDIDO, J. G.. Educação Financeira e Nível do Endividamento: Relato de Pesquisa Entre os Estudantes de Uma Instituição de Ensino da Cidade de São Paulo. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, São Paulo v. 5, n. 2, p. 894-913, 2014

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 Ed. São Paulo: Atlas, 2006. 175p.

HASTINGS, J. S.; MADRIAN, B. C.; SKIMMYHORN, W. L. Financial literacy, financial education, and economic outcomes. Annual Review of Economics, Danvers v. 5, p. 347-373, 2013.

LIZOTE, S. A. et al. Finanças pessoais: um estudo envolvendo os alunos de ciências contábeis de uma Instituição de Ensino Superior. Revista da UNIFEBE, Brusque, v. 1, n. 19, p. 71-85, 2017.

JOBIM, S. S. A.; LOSEKANN, V. L.. Alfabetização Financeira: mensuração do comportamento e conhecimento financeiros dos universitários da Universidade da Região da Campanha, Rio Grande Do Sul. Revista Sociais e Humanas, Santa Maria-RS v. 28, n. 2, p. 125-139, 2016.

MARCONI, E. A.; LAKATOS, E. M.. Fundamentos de Metodologia Científica. 7ª Ed. São Paulo, 2010. 297p.

MARION, J. C.; SILVA, A. C. R.. ACCOUNTING AT THE SERVICE OF SOCIETY: Learn How To Control Your Personal Finances. Business and Management Review v. 3, n. 3, 289-297, 2014.

MEDEIROS, F. S. B.; LOPES, T. A. M.. Finanças Pessoais: um estudo com alunos do Curso de Ciências Contábeis de uma IES privada de Santa Maria–RS. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis-SC v. 7, n. 2, p. 221-251, 2014.

MEDEIROS, L. N. ; CAMPOS, L. C.; MALAQUIAS, R. F.. Contribuição da Contabilidade para finanças pessoas: um estudo comparativo entre alunos ingressantes e concluintes do curso de graduação em Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília-DF n. 219, p. 61-73, 2016.

NASCIMENTO, J. C. H. B.; et al. Alfabetização Financeira: Um Estudo Por Meio da Aplicação da Teoria de Resposta ao Item. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro-RJ v. 17, n. 1, p. 147-175, 2016.

NGANGA, C. S. N.; MALAQUIAS, R. F.. Uso de Tecnologias no Ensino de Contabilidade: uma Análise em Revistas Nacionais e Estrangeiras. RAGC, v. 4, n. 10, 2016.

OECD - The Organisation for Economic Co-operation and Development. PISA 2015 Results (Volume III): Students' Well-Being. OECD Programme for International Student Assessment - PISA. Paris: OECD Publishing, 2017.

OTTANI, D. S. et al. Contabilidade aplicada às finanças pessoais: Um estudo de caso com os acadêmicos do Centro Universitário Municipal de São José. Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, , n. v. e p., (mayo 2016).

PIRES, E. M.. Manual de Finanças Pessoais: contabilidade pessoal, planejamento financeiro e fontes de investimentos utilizados na gestão e controle das finanças pessoais. 2005. 79 f. Tese (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2005.

POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M.; KIRCH, G.. Determinantes da Alfabetização Financeira: Análise da Influência de Variáveis Socioeconômicas e Demográficas. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 26, n. 69, p. 362-377, 2015.

POTRICH, Ani CG; VIEIRA, Kelmara M.; PARABONI, Ana L. O que influencia a alfabetização financeira dos estudantes universitários. XII Seminários em Administração, 2013.

RIBEIRO, J. H. A. et al. Finanças Pessoais: análise dos gastos e da propensão ao endividamento em estudantes de administração. In: XII SemeAd, v. 12, 2009. Anais do XII SemeAd.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 3ª Ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. 583p

SEETHAMRAJU, Ravi. Information Technologies in Accounting Education. Proceedings of the AIS SIG-ED IAIM 2010 Conference. 2010.

VAN ROOIJ, M.; LUSARDI, A.; ALESSIE, R.. Financial literacy and stock market participation. Journal of Financial Economics, Nova Iorque v. 101, n. 2, p. 449-472, 2011. Disponível em: . Acesso em 16 mar. 2017

VON SOHSTEN, Carlos. Como Cuidar Bem do seu Dinheiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004. 243 p.

VIEIRA, S. F. A.; BATAGLIA, R. T. M.; SEREIA, V. J.. Educação Financeira e Decisões de Consumo, Investimento e Poupança: uma análise dos alunos de uma universidade pública do norte do Paraná. Revista de Administração da Unimep, Piracicaba-SP v. 9, n. 3, p. 61-86, 2011.

YING, S. X.; PATEL, C.. Skeptical Judgments and Self-Construal: A Comparative Study between Chinese Accounting Students in Australia and China. Journal of International Accounting Research, Irvine v. 15, n. 3, p. 97-111, 2016.

ZAVOLOKINA, L.; DOLATA, M.; SCHWABE, G.. FinTech transformation: How IT-enabled innovations shape the financial sector. In: FinanceCom. Frankfurt, 2016. Anais do FinanceCom.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL.
Rua Presidente Vargas, 561, Centro, CEP: 95720-000 - Garibaldi, RS - Brasil
Telefone: (54) 3462-8300. URL da Homepage: http://www.fisul.edu.br