A REGULAMENTAÇÃO DA MÍDIA: DESAFIO PARA A DEMOCRACIA BRASILEIRA
Resumo
RESUMO
O trabalho em tela busca contribuir para uma melhora na democracia brasileira, e para tanto observara se os mass media[1] podem influenciar no cenário político brasileiro, e qual é a sua contribuição para um pensamento democrático. Ao passo que, existe uma grande concentração destas concessões nas mãos de uma pequena parcela da sociedade, o que, devido ao grande poder dos mass media, pode ser prejudicial a participação da sociedade civil nas decisões democráticas e tende a prejudicar as minorias. Além disso, faz-se necessário, que se analise a situação das concessões das últimas décadas, pois as mesmas podem trazer privilégios a pessoas ligadas a políticos e a seus familiares que se utilizam de seus cargos para facilitar tal concessão e, se utilizar delas para beneficiar (in) diretos políticos. Os benefícios concedidos tendem a acontecer devido ao fato de que para uma pessoa pública ser proprietário direta ou indiretamente de uma empresa midiática, é vantajoso, pois esta, lhe proporciona muitos privilégios.
[1]Meios de comunicação.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
REFERÊNCIAS
AZEVEDO, F. A. Mídia e democracia no Brasil. Opinião Pública. Campinas, vol. 12, nº 1, abr./maio, 2006, p. 88-113.
BRASIL. Constituição (1998). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BIROLI, F. Representações do golpe de 1964 e da ditadura na mídia sentidos e silenciamentos na atribuição de papéis à imprensa, 1984-2004. In: VÁRIA HISTÓRIA. Belo Horizonte, vol. 25, nº 41. p.269-291, jan/jun, 2009.
BRITTOS, V. C. GASTALDO, É. Mídia, poder e controle social. In: ALCEU. vol.7, nº13, p. 121 a 133, jul. /dez, 2006.
FACHIN, Z. Liberdade de Imprensa na Constituição de 1988. Disponível em:. Acesso em: 12/07/2016.
FRANCO, M. E. S. Os meios de comunicação em massa e o sistema jurídico: a mídia como instrumento de controle social. 2014. Disponível em:. Acesso em 12/07/2016.
FONSECA, F. P. C. Mídia e Democracia: Falsas Confluências. In: Rev. Sociol. Polít. Curitiba, 22, p. 13-24, jun. 2004.
GENTILLE, V. O jornalismo brasileiro do AI-5 à distensão: “milagre econômico”, repressão e censura. In: Estudos em Jornalismo e Mídia. Vol. I, nº 2, 2º Semestre de 2004. p. 87-99.
LIEDTKE, P. F. O movimento pela democratização da comunicação no Brasil: os embates entre o Estado, as empresas de mídia e a sociedade civil. In: Anais do II Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia. UFSC, FLORIANÓPOLIS. 2007. p.434-466.
LIMA, V. A. Mídia, teoria e política. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.
MELO, de M. José (org.). Síndrome da mordaça: mídia e censura no Brasil. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2007.
MORAIS FILHO, et al, O Controle Social sobre a Mídia Local na Exigibilidade do Direito à comunicação: Centro de Cultura Luís Freire Comunicação, Educação e Direitos Humanos. Recife, 2010.
REBOUÇAS, E. Estratégia retórica dos “donos” da mídia como escudo ao controle social: LÍBERO. Ano IX, nº 17, jun. 2006, p. 41-49.
WOLF, M. Mass media: contextos e paradigmas. Novas tendências. Efeitos a longo prazo. O newsmaking. Lisboa: Presença, 1999.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL.
Rua Presidente Vargas, 561, Centro, CEP: 95720-000 - Garibaldi, RS - Brasil
Telefone: (54) 3462-8300. URL da Homepage: http://www.fisul.edu.br