DECISÕES DE INVESTIMENTOS E A IMPULSIVIDADE

LUIZ ROBERTO CALADO, Marcus Vinicius Rodrigues Lima, Maria Lizete da Silveira

Resumo


O objetivo do artigo é verificar as manifestações de impulsividade em grupos distintos de participantes, avaliando sua relação com os fatores, formação acadêmica, sócio demográficos e variáveis financeiras. O artigo também discute e analisa a influência de variáveis psicológicas em decisões de investimentos, com base no estudo das Finanças Comportamentais a partir da Teoria do Prospecto dos psicólogos Kahneman e Tversky (1979), que, ao contrapor a Hipótese de Eficiência de Mercado (HME), apresentada por Fama (1970), mostraram que nem sempre as decisões são ótimas porque nossa disposição para correr riscos é influenciada pelo modo como as escolhas são apresentadas. Ou seja, busca explicações para decisões e comportamentos financeiros além dessa hipótese. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa de caráter correlacional com utilização de técnicas descritivas de análise de dados. A pesquisa fez uso de um questionário estruturado e revelou que o fator impulsividade não tem uma relação direta com a formação acadêmica e experiência profissional, mas, verificou a existência de correlação positiva entre idade e renda e correlação negativa destes dois fatores com os níveis de investimentos, concluindo que fator impulsividade é influenciado pela maturidade dos indivíduos.


Palavras-chave


Impulsividade; Autocontrole; Investimentos

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Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
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