Educação não-formal: processo coletivo de construção de saberes e experiências

Loiva Mara de Oliveira Machado

Resumo


As reflexões contidas neste artigo têm por objetivo socializar alguns dados que resultam do processo de Pesquisa realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, o qual teve como objetivo geral: analisar como vem se constituindo a participação de organizações da sociedade civil, no âmbito da educação não-formal, mobilização e controle social, junto à esfera pública, com vistas a qualificar os processos de participação. Foram utilizadas como técnicas de coleta e análise de dados: pesquisa documental, história oral, questionários e análise de conteúdo. Buscou-se problematizar conceitos como: formação, educação e educação não-formal a partir de referenciais da teoria social crítica. Os resultados aqui descritos expressam conclusões provisórias sobre um tema emergente, desafiador e processo de construção: a educação não-formal.


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Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
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