Processo Criativo: percepção dos profissionais da área de consumo da indústria criativa
Resumo
A criatividade é uma característica do ser humano, representando uma alternativa que visa identificar lacunas sociais que requerem soluções diferenciadas. A indústria criativa encontra- se no centro desta economia com sua produção pautada pela geração de ideias através da criatividade, entendida como uma competência e talento desenvolvido pelo trabalhador criativo. O objetivo do presente estudo consiste em identificar o perfil destes profissionais criativos, as características comuns entre eles, e quais as etapas recorrentes nos seus processos criativos. A metodologia aplicada a este artigo foi uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa e caráter exploratório descritivo. A coleta de dados foi realizada a partir de um roteiro semiestruturado, com perguntas abertas, elaborado pelas autoras a partir do referencial teórico e aplicado a 6 profissionais criativos, no período de outubro de 2019. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo, baseada em sete categorias a priori: preparação, incubação, inspiração, verificação, indivíduo, domínio e campo. Através da análise de conteúdo dos dados coletados, percebe-se que, mesmo involuntariamente, os profissionais possuem e desenvolvem seu processo de criação através de etapas, merecendo destaque, a fase de preparação, por ser aquela que proporciona maior contato com informações e necessidades de clientes e de mercado.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL.
Rua Presidente Vargas, 561, Centro, CEP: 95720-000 - Garibaldi, RS - Brasil
Telefone: (54) 3462-8300. URL da Homepage: http://www.fisul.edu.br