Turismo de eventos e seus impactos: o caso do Garibaldi Vintage

Cassiano Zeni Vargasmelina, Marraquiel Casagrande, Ricardo Reche

Resumo


O turismo de eventos tem como principal característica ser um turismo de sazonalidade, pois não necessariamente o local deverá ser um ponto turístico consagrado, mas que se torna um atrativo em determinadas épocas do ano, como consequência de eventos realizados. Neste contexto, a proposta do Garibaldi Vintage é rememorar as décadas de 20 a 60, com exposição de carros antigos, atrações culturais, gastronomia, espumantes, cervejas artesanais e público caracterizado com os trajes de época. O objetivo geral do artigo consiste em analisar a contribuição do referido evento ao desenvolvimento do turismo local, nos aspectos econômicos, social e cultural, identificando os pontos fortes e fracos da organização. A metodologia é classificada como uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa e objetivo exploratório. Foram entrevistadas 5 pessoas, no período compreendido entre agosto e setembro de 2019, quanto às dimensões de infraestrutura, benefícios, dificuldades e objetivos. Os principais resultados indicam que o evento está consolidado no calendário de eventos de Garibaldi-RS e que há uma excelente aceitabilidade tanto do poder público quanto dos frequentadores, pois dispõe de entretenimento nos espaços históricos da cidade. Também foram elencados pontos positivos que poderão ser mantidos e alguns pontos de melhoria para futuras edições.

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Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
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