A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Resumo
Considerando a emergência de se discutir sobre os meios para minimizar os efeitos da Pandemia de Covid-19 na educação superior, e, diante dos desafios impostos por essa situação atípica, o objetivo geral deste artigo foi analisar a perspectiva dos estudantes de Administração e de Administração Pública de uma universidade federal sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em tempos de pandemia. Esta pesquisa caracterizou-se como sendo um estudo qualitativo básico, onde se empregou entrevistas semiestruturadas em profundidades para coleta de dados e a técnica de análise de conteúdo para a interpretação dos resultados. Observou-se que a compatibilidade da oferta do serviço é conveniente com a situação vivenciada e que a satisfação dos usuários tem sido alcançada, embora em proporção inferior, se comparado ao ensino presencial. A respeito da condução das disciplinas, o que se percebe é que estas variam conforme a postura do professor. As críticas dos estudantes ao modelo ERE estão em torno da falta de interação professor-estudante, desuso de metodologias interativas neste modelo, ausência de rotina para estudos e despreparo de alguns professores no uso da tecnologia. Mesmo diante das críticas, os estudantes também ressaltaram pontos positivos como a ampliação da capacidade crítica/analítica, maior autonomia com relação ao processo de ensino-aprendizagem e a continuação de exercícios de reflexão sobre as organizações. O artigo apresenta a partir da percepção dos estudantes, pontos que requerem melhorias para que o processo de implementação do ERE seja mais eficaz, atendendo as necessidades dos estudantes. Assim, o artigo se torna um meio de consulta que pode contribuir com um melhor gerenciamento do ERE em distintas Universidades. Como contribuições acadêmicas, o artigo traz uma discussão atual e relevante sobre o impacto da Pandemia do Covid-19 no ensino superior de Administração e Administração Pública.
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PDFReferências
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