ANÁLISE ESTRATÉGICA DO PORTFÓLIO DE PRODUTOS DE UMA EMPRESA DO SETOR MOVELEIRO COM BASE NA MATRIZ BCG

Débora DallAgnol, Adriana Locatelli Bertolini, Ricardo Antonio Reche

Resumo


RESUMO: A Matriz BCG é uma ferramenta que traz suporte à análise do portfólio de produtos de uma empresa, observando o fluxo de caixa gerado por cada um. É meio importante para a tomada de decisões relativas às posições desejáveis para a organização quanto à sua participação no mercado.  Esta pesquisa teve como objetivo analisar estrategicamente o portfólio de produtos de uma empresa do setor moveleiro com base na ferramenta Matriz BCG. A empresa estudada está enquadrada como de pequeno porte e possui um número vasto de produtos em linha. O trabalho pode ser caracterizado como de natureza aplicada, com objetivos exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa, adotando a estratégia do estudo de caso. Para sua realização, foram avaliados 96 modelos de produtos fundamentados em relatórios de faturamento fornecidos pela empresa no período de janeiro a dezembro de 2018. Os resultados apontam a existência de um potencial da empresa quanto ao seu crescimento e participação no mercado. Porém, para que isso ocorra, é imprescindível que sejam eliminados os produtos que não contribuam para o fluxo de caixa de forma representativa, bem como a adoção de novas estratégias de marketing para consolidação de produtos apresentados como possíveis potenciais de geração de caixa.


Palavras-chave


Matriz BCG. Estratégias de marketing. Indústria de móveis.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL.
Rua Presidente Vargas, 561, Centro, CEP: 95720-000 - Garibaldi, RS - Brasil
Telefone: (54) 3462-8300. URL da Homepage: http://www.fisul.edu.br