O Bullying visto como um tipo de violência ocorrida no ambiente escolar: um levantamento bibliográfico de pesquisas acadêmicas sobre o combate as suas causas e consequências

Marcia Bastos Quadros, Sonia Maria de Carvalho Silva

Resumo


O presente artigo objetivou realizar um levantamento bibliográfico de pesquisas acadêmicas sobre o combate às causas e consequências do bullying. A partir de referências bibliográficas utilizadas, estruturou-se um referencial teórico que aborda sobre a definição, causas e consequências do bullying; perfil de agressores, vítimas e espectadores; o bullying como uma forma de violência no ambiente escolar e a educação como solução. Na segunda etapa da pesquisa são apresentados alguns exemplos de ações significativas de combate ao bullying, ocorridas no Brasil. Em seguida, apresenta-se os objetivos e resumo de resultados de três pesquisas acadêmicas. Em termos metodológicos foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema em questão. Os principais resultados obtidos, por meio das referidas pesquisas, evidenciaram fundamentalmente o seguinte: a ocorrência do bullying resulta no baixo rendimento escolar das vítimas; as propostas de intervenção afetam positivamente sobre a autoestima e sobre a saúde emocional dos adolescentes, proporcionam um ambiente escolar e social mais saudável, provocam mudanças de comportamento, resultam em ações de melhoria na convivência; etc. Este estudo conclui que, apenas por meio da educação, será possível encontrar uma saída para minimizar a prática do bullying, tornando-se crucial a montagem de parcerias que visem conscientizar os jovens sobre a importância de manter relações respeitosas, galgadas nos valores humanos, nas regras de convivência social e na aceitação das diferenças, a fim de que todos possam caminhar unidos na busca por interesses e bens comuns.


Palavras-chave


Bullying. Educação. Ambiente Escolar. Ações Antibullying.

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