IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL SOBRE OS COLABORADORES
Resumo
Este artigo visa demonstrar que as ações de responsabilidade social, desenvolvidas por uma clínica de oncologia, podem refletir positivamente sobre os colaboradores que atuam como voluntários, servindo para gerar maior satisfação e motivação. Estudos comprovam que tal prática pode ser usada como uma estratégia fundamental para melhorar a imagem da empresa e motivar sua equipe. Quanto à abordagem metodológica, foi realizado um estudo de caso, cuja pesquisa classifica-se como de natureza qualitativa, quantitativa e exploratória. A pesquisa de campo utilizou como instrumentos dois questionários, um direcionado ao gestor e outro direcionado aos colaboradores. Por meio dos resultados obtidos identificou-se que a empresa pesquisada realiza inúmeras ações de responsabilidade social, com base nos indicadores determinados pelo Instituto Ethos (2010). E, conclui-se que a maioria dos colaboradores se sente satisfeita e motivada por ter participado de ações de responsabilidade social desenvolvidas pela empresa pesquisada.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AGUILERA, R., RUPP, D. E., GANAPATHI, J., WILLIAMS, C. A. (2006). Justice and social responsibility: A social exchange model. Paper presented at the Society for Industrial/ Organisational Psychology Annual Meeting, Berlin.
Alves-Mazzoti, A. 1999. O Método nas Ciências Sociais. In: ALVES-MAZZOTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa (pp.99-197) 2. São Paulo: Pioneira.
ASHLEY, Patrícia Almeida (Coord.). Ética e responsabilidade social nos negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
BARROS, Cristiane Saboia. Responsabilidade social interna e comprometimento organizacional: um estudo comparativo em empresas cearenses. 2008. 178f. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2008.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. 3.reimpr. São Paulo: Atlas, 2006.
_______. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
_______. Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
COLLIER, J.; ESTEBANN, R. Corporate social responsibility and employee commitment. Business Ethics: A European Review, v. 16, n. 1, p. 19-33, Jan. 2007.
DESHPANDE, S.P. The impact of ethical climate types on facets of job satisfaction: an empirical investigation. Journal of Business Ethics, 15 (6) (1996), pp. 655-660.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
GLOBAL MEDIA JOURNAL, Malaysian Edition. A Influência das práticas de Responsabilidade Social Corporativa na satisfação do trabalho e a reputação corporativa baseada na perspectiva dos colaboradores. Volume 5. ISSN: 2231-9948, 2015.
GUIMARÃES, Jairo de Carvalho. Responsabilidade social no campo das corretoras de seguros brasileiras. 2009. 180f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2009.
INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Disponível em: . Acesso em: 13 de agosto de 2018.
INSTITUTO ETHOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL (Brasil). 2013. Disponível em:
< https://www3.ethos.org.br/wp-content/uploads/2013/07/IndicadoresEthos_2013_PORT.pdf >.Acesso em 20 de agosto de 2018.
______. Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial. São Paulo. 2010.
JUSTO, Franciele Portes. A Importância da Responsabilidade Social na Gestão de Pessoas. 2017. Disponível em:
Acesso em: 27 de julho de 2018.
KOH, H. Koh; BOO, E. The link between organizational ethics and job satisfaction: a study of managers in Singapore. Journal of Business Ethics, 29 (4) (2001), pp. 309-324.
LOCKE, E.A. The nature and causes of job satisfaction. M.D. Dunnette (Ed.), Handbook of industrial and organizational psychology, Rand McNally College Publishing Company, Chicago (1976).
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
MATTONI, Lúcia Augusta Mota; PENA, Roberto Patrus Mundim; QUEIROZ, Helena Maria. Responsabilidade Social Empresarial e Estratégia: Estudo de Caso sobre a Gestão doPúblico Interno em Empresa Signatária do Global Compact. In: ENCONTRO DA ANPAD, 31, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em:
Acesso em 23 de agosto de 2018.
MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Gestão da responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro. Qualitymark, 2001.
_______. Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial: A Administração do Terceiro Setor. 2 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
MOZES,Michal; JOSMAN, Zvi; YANIV, Eyal, (2011) "Corporate social responsibility organizational identification and motivation", Social Responsibility Journal, Vol. 7 Issue: 2, pp.310-325 (Disponível em: Acesso em: 23 de agosto de 2018.
ONCOMED ONCOLOGIA, s/d. Disponível em: Acesso em: 11 de setembro de 2018.
_______. s/d. Disponível em: Acesso em: 11 de setembro de 2018.
SIQUEIRA, M.M.M. (Ed.). Satisfação no trabalho. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Artmed, Porto Alegre (2008).
WERTHER, W.B.; CHANDER, D. Strategic corporate socialresponsibility: Stakeholders in a global environment Stage, London. 2006.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL.
Rua Presidente Vargas, 561, Centro, CEP: 95720-000 - Garibaldi, RS - Brasil
Telefone: (54) 3462-8300. URL da Homepage: http://www.fisul.edu.br