IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL SOBRE OS COLABORADORES

Daniele dos Santos Pereira, Sonia Maria de Carvalho Silva

Resumo


Este artigo visa demonstrar que as ações de responsabilidade social, desenvolvidas por uma clínica de oncologia, podem refletir positivamente sobre os colaboradores que atuam como voluntários, servindo para gerar maior satisfação e motivação. Estudos comprovam que tal prática pode ser usada como uma estratégia fundamental para melhorar a imagem da empresa e motivar sua equipe. Quanto à abordagem metodológica, foi realizado um estudo de caso, cuja pesquisa classifica-se como de natureza qualitativa, quantitativa e exploratória. A pesquisa de campo utilizou como instrumentos dois questionários, um direcionado ao gestor e outro direcionado aos colaboradores. Por meio dos resultados obtidos identificou-se que a empresa pesquisada realiza inúmeras ações de responsabilidade social, com base nos indicadores determinados pelo Instituto Ethos (2010). E, conclui-se que a maioria dos colaboradores se sente satisfeita e motivada por ter participado de ações de responsabilidade social desenvolvidas pela empresa pesquisada.


Palavras-chave


Responsabilidade Social. Gestão de Pessoas. Satisfação dos Colaboradores.

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