PERCEPÇÃO SOBRE O SISTEMA DE AVALIAÇÃO PARA A AQUISIÇÃO DA ESTABILIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO: ESTUDO DE CASO EM UM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE

Andreia Scaratti, Daniel Augusto Schultz, Sandro Trescastro Bergue, Roberto Macagnan

Resumo


RESUMO: Este estudo buscou investigar no processo de gestão de pessoas o sistema de avaliação para aquisição da estabilidade no serviço público. O período do estágio probatório é o tempo que o novo servidor tem para desenvolver suas habilidades, conhecer o trabalho e se identificar com ele, por meio do qual pode atingir a estabilidade ou a exoneração, exigindo uma relação ampla e integrada entre avaliador e avaliado. O objetivo é analisar e observar a percepção dos avaliados e dos avaliadores a respeito da eficiência e efetividade do sistema de avaliação para a aquisição da estabilidade no serviço público. Quanto ao enquadramento, esta pesquisa teve natureza aplicada, de objetivo exploratório, de abordagem qualitativa, adotando como estratégia a pesquisa documental, entrevistas através de questionários e o estudo de caso. Os resultados da pesquisa demonstram fragilidades relacionadas ao processo avaliativo no estágio probatório dos servidores. Para aperfeiçoamento são sugeridas ações para orientação aos novos servidores e para capacitação aos avaliadores.


Palavras-chave


Avaliação de desempenho; Estágio Probatório; Serviço público; Gestão de pessoas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL.
Rua Presidente Vargas, 561, Centro, CEP: 95720-000 - Garibaldi, RS - Brasil
Telefone: (54) 3462-8300. URL da Homepage: http://www.fisul.edu.br