ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO NO COMÉRCIO VAREJISTA DE SUPERMERCADO: UM ESTUDO DE CASO NO SUPERMERCADO VAREJISTA ROSERWAL – ITABORAÍ / RJ

Camila Pereira da Silva Marins, Sonia Maria de Carvalho Silva

Resumo


O marketing de relacionamento é uma ferramenta da administração que serve para estimular e auxiliar os relacionamentos estabelecidos entre as empresas e os clientes. A literatura aponta que as ações de marketing de relacionamento visam ajustar os relacionamentos entre empresa e cliente, focada na conquista e fidelização dessas relações obtidas a longo prazo. Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste em pesquisar as estratégias de marketing de relacionamento adotadas pelo supermercado vizinho pesquisado, focadas na conquista e fidelização de clientes. A revisão teórica foi tratada com base em assuntos pertinentes ao tema central que é o marketing de relacionamentos. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva através do levantamento de dados, de abordagem qualitativa. O setor de supermercados vizinhos foi escolhido por ser um setor de grandes investimentos e por estar presente no cotidiano das pessoas. Observou-se que a empresa analisada utiliza de várias ações estratégicas definidas e formalizadas, porém, considera-se que novas estratégias de marketing de relacionamento devem ser implantadas. E, embora as estratégias adotadas ainda não sejam muito eficazes, considera-se que as ações praticadas pelo mercado analisado auxiliam de maneira ainda tímida no processo de conquista e fidelização dos clientes.


Palavras-chave


Marketing de Relacionamento. Estratégias de Marketing. Mercado Varejista. Fidelização de Clientes.

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