A PRESENÇA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Resumo
A presente pesquisa refere-se a opinião de alguns alunos e profissionais que atuam na educação sobre a presença da afetividade na relação professor aluno e sua influência sobre o processo ensino aprendizagem. Os principais pensadores da área de educação e psicologia afirmam que um bom desempenho escolar só ocorre quando a criança tem uma relação afetiva e saudável com o professor, pois cabe a este profissional a posição de mediador no processo de aquisição do conhecimento do aluno. O objetivo geral da pesquisa visou identificar a importância da presença da afetividade na relação professor aluno, bem como sua influência sobre o processo de ensino aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com a aplicação de questionários aplicados a professores e alunos do Ensino Fundamental I e II, além de entrevistas direcionadas a diretora e coordenadora. E, por meio dos resultados obtidos é possível afirmar que a presença da afetividade na relação professor aluno influencia positivamente sobre o processo de ensino aprendizagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AQUINO, J. R. G. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In. J. R. G. AQUINO (Org.) Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus editorial, 1996.
ARANTES, Valéria Amorim. A afetividade no Cenário da Educação. São Paulo: Moderna, 2002.
BUENO, Belmira Oliveira. Pesquisa em colaboração na formação contínua de professores. In: BUENO, Belmira Oliveira; CATANI, Denice Barbara; SOUSA, Cynthia Pereira de. (Org.). A vida e o oficio dos professores. 2. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2000. p.07-22.
COLÉGIO EM SÃO GONÇALO. s/d. Disponível em: Acesso em: 30/04/2019.
COSTA, Keyla Soares da. SOUZA, Rose Keila Melo de. O aspecto sócio afetivo no processo ensino aprendizagem na visão de Piaget, Vygotkky e Wallon. 2012. Disponível em: < https://www.passeidireto.com/arquivo/57356188/o-aspecto-socio-afetivo-no-processo-ensino-aprendizagem-na-visao-de-piaget-vygot> Acesso em: 06 de abril de 2019.
CUNHA, Antônio Eugenio. Afeto e Aprendizagem, relação de amorosidade e
saber na prática pedagógica. Rio de Janeiro. Wak. 2008.
DAVIS, Cláudia e OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
FERREIRA, A. B. H. Novo Aurélio XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. 3 ed. Totalmente revista e ampliada. Rio de Janeiro: NovaFronteira,1999.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
_______. Extensão ou Comunicação? 11ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 2001.
_______. Medo e ousadia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOUVEA, Maria Cristina Soares de. Infância Sociedade e Cultura. In: CARVALHO, Alysson Massote; SALLES, Fátima; GUIMARÃES, Marília. (Org). Desenvolvimento e aprendizagem. Belo Horizonte: Editora UFMG, Proex, 2002. p. 13-29.
LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloisa. Piaget, Vygotski, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: summus, 1992.
LIBÂNEO, J.C. Didática, Relações Professor Aluno na Sala de Aula. Coleção Magistério 1º Grau, Série Formação do Professor do Professor. São Paulo, 1994.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
PIAGET, J. Aprendizagem e Conhecimento. In: Aprendizagem e conhecimento. Tradução Equipe da Livraria Freitas Bastos. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.
______. A Psicologia da Criança. São Paulo/Rio de Janeiro: DIFEL, 1980.
SALTINI, Claudio, JP. Afetividade e Inteligência. Rio de Janeiro Wak. 2008.
SOBRAL, Maria de Lourdes. A influência da afetividade no ambiente pedagógico. Disponível em: http://veterinariosnodiva.com.br/books/afetividade-ambiente- pedagogico.pdf Acesso em: 17 nov. 2012
WADSWORTH, B. J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 2. Ed. – São Paulo: Pioneira, 1993.
WALLON, Henri. Psicologia e Educação da Infância. Rio de Janeiro: Estampa. 1995.
VYGOTSKY, L.S. O Desenvolvimento Psicológico na Infância. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1998.
______. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
______. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos
psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas - ISSN 2176 - 5766.
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul - FISUL.
Rua Presidente Vargas, 561, Centro, CEP: 95720-000 - Garibaldi, RS - Brasil
Telefone: (54) 3462-8300. URL da Homepage: http://www.fisul.edu.br